[eBook] Gestão de entregas expressas

 

GESTÃO DE ENTREGAS EXPRESSAS

Em virtude da competitividade do mercado, o empresário brasileiro
precisa desenvolver abordagens inovadoras, sobretudo em suas
operações logísticas. Nesse contexto, o que é entrega expressa para
alguns pode ser uma entrega demorada para outros.
O tipo de entrega realizada ao cliente é determinante para a escolha
do produto e da loja. No interesse de ampliar o leque de opções, é
importante atentar-se para o que é oferecido como vantagem
competitiva para o consumidor.
A entrega expressa ou a 24 horas podem ser adotadas pela loja, mas
uma não pode funcionar em detrimento da outra: o serviço deve ter a
agilidade como característica principal, além da transparência e
segurança das informações de qualquer maneira.
Podemos dizer então que a praticidade é vista como um dos motivos
para o consumidor escolher onde comprar, perdendo apenas para o
fator preço.
Portanto, continue conosco e descubra o que é entrega expressa e
melhore o atendimento ao seu cliente. Boa leitura!

 

O QUE AVALIAR NA HORA
DE ESCOLHER A FORMA DE
ENTREGA?

 

PRODUTO

O produto é perecível? Suas dimensões e seu peso podem ser
atendidos pelas transportadoras ou por empresas de motoboy? Será
cobrado o tamanho da carga, o peso cubado ou somente a entrega?
Existe a necessidade de uma entrega rápida e exclusiva?
Todas essas questões precisam ser estudadas antes de combinar o
prazo de entrega da mercadoria, para que não ocorra nenhum
imprevisto que atrapalhe o cumprimento do que foi acordado.

NICHO

De maneira geral, o consumidor que deseja receber o produto mais
rapidamente está disposto a pagar um pouco mais por isso, e entregas
de urgência realmente exigem esse custo extra, já que esse também
será incidido para a empresa que oferece o serviço.
Além disso, o cliente deve concordar com a flexibilidade por diferentes
modalidades de entrega, que podem mudar conforme fatores, como
volume da carga, endereço, condições de acesso, por exemplo.

PREÇO

O valor do produto também é determinante para oferecer um serviço
de entrega rápida. Geralmente, as empresas transportadoras cobram
sobre o valor da nota fiscal, mas, para entregas expressas, a taxa é
sempre maior.
Caso o valor da mercadoria seja muito menor que o valor que seria
cobrado para a realização da entrega expressa, o cliente pode não
optar pelo serviço, ou então, fazê-lo somente quando for adquirir mais
itens ou uma quantidade maior do que seria comprado inicialmente.
Se for o caso, prepare-se com antecedência para conseguir suprir
essa demanda extra!

TRANSPORTADORA

A transportadora consegue te atender em tempo hábil? Quais as
condições da carga? É possível oferecer rapidez ao mesmo tempo que
segurança? Veja quais são as possibilidades e resguarde-se antes de
oferecer entregas ágeis aos clientes.

Outro fator a considerar quando se trata de transportadora são as
empresas de motoboy, vale a pena verificar se na sua região possui
alguma empresa com estrutura e meios de controle que satisfaçam as
suas necessidades e as necessidades do seu cliente.

LOGÍSTICA

 

O processo de logística da loja é bem estruturado? Existe um centro
de distribuição próprio ou terceirizado? É possível que o cliente opte
por retirar o produto pessoalmente? O estoque da empresa é
organizado? O produto poderá ser entregue logo em seguida da
efetivação da compra?
Se sim, a sua loja virtual ou não poderá utilizar os serviços de entrega
expressa. Caso a resposta seja negativa, será necessário rever os
processos logísticos internos e só então escolher a opção que
oferecerá melhores condições para o atendimento da demanda dos
clientes

AFINAL, O QUE É ENTREGA
EXPRESSA?

A entrega expressa consiste em distribuir o produto com a maior
agilidade possível após a efetivação da compra. A ideia principal é
permitir que o consumidor receba o item no mesmo dia ou, no máximo,
no dia seguinte, dependendo do momento da compra, da
disponibilidade do produto, da forma de pagamento e da distância a
ser percorrida pela transportadora

 

CARACTERÍSTICAS DA ENTREGA
EXPRESSA:

• Costuma funcionar somente nos dias úteis;
• Egige medidas que adiantem o serviço, como parcerias com
empresas de motoboy, rodoviárias, marítimas e aéreas;
• Para otimizar o processo, a empresa pode criar postos para
recepção, coleta e entrega das encomendas;
• Exige qualificação do profissional para que o desempenho na
entrega seja o melhor possível;
• O atendimento também é um fator pelo diferencial;
• A localização é determinante para favorecer a agilidade nas
entregas.

Se considerarmos o custo-benefício, apesar de ser uma das
modalidades de entrega mais caras, a entrega expressa é mais
interessante para os clientes, já que a comodidade para o
recebimento em casa e a agilidade no serviço permitem que não
seja necessário enfrentar filas para a retirada do produto, trânsito
para visitar o PDV (ponto de venda) ou qualquer outro
aborrecimento e despesa extra, como estacionamento ou
condução, por exemplo.

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